Mercredi 29 juin 3 29 /06 /Juin 19:29

 

collagen_Sample5_14a_Kopie.jpg Tecido cicatricial

Então, por que a formação de tecido cicatricial é muito importante no tratamento dos entorses do tornozelo? Quando as fibras do ligamento são rasgadas, o corpo estabelece
 colágeno na tentativa de apoiar, reconectar, e reforçar o tecido danificado.

Este colágeno é o que comummente se referem como  tecido cicatricial.  

O tecido cicatricial é muito mais fraca, menos flexível e mais fácil rasgar do que ligamentos normais. Tecido cicatricial é fraca e inflexível porque está em um padrão aleatório e não segue a mesma orientação da fibra que os ligamentos normais.

 


Esta alteração na consistência do ligamento cria uma instabilidade no tornozelo, resultando em padrões anormais de movimento, que depois podem resultar em lesões adicionais.

Uma quantidade considerável de tecido cicatricial pode formar-se com entorses de tornozelo repetidas (que são comuns).

 

Embora a intenção inicial do corpo era estabilizar o tornozelo com tecido cicatricial, pode ter o efeito de de-estabilização, devido aos padrões aleatórios de orientação das fibras.


Portanto, é essencial remover esse tecido cicatricial, ajudando na restauração de padrões de movimento normal, e aumentando a flexibilidade e força.

 

Terapia Manual para um entorse de tornozelo

fisioterapia1
Terapia manual pode fazer uma enorme diferença na recuperação e prevenção de uma entorse de tornozelo. É essencial para a reabilitação de uma entorse de tornozelo, desde que age para quebrar e prevenir a formação de tecido cicatricial.

A terapia manual também acelera a cura, aumentando a oferta de sangue, oxigénio, nutrientes essenciais, e desloca os resíduos que se acumulam após uma lesão. Isto é especialmente importante no tratamento de ligamentos, porque eles têm geralmente um suprimento de sangue muito pobre para começar.

 


É importante tratar mais do que apenas os ligamentos

Anteriormente, mencionei que poderia haver danos a vários tipos de estruturas depois de um entorse de tornozelo, especialmente o tecido conjuntivo, tendões, músculos e nervos. A seguir está a lista de estruturas que são muitas vezes ferido em um entorse de tornozelo
em inversão 


Ligamentos

latAnkleStructures1

Tendões

latAnkleStructures2

  • Tendão peroneal (1+2) Com uma entorse em inversão, é comum que os tendões dos músculos peroneais estão feridos. É também comum para o tendão fibular mover fora de sua posição normal (subluxação) durante a fase de recuperação de uma entorse de tornozelo.

Músculos
1108 11
 MúsculoFibular Curto - Lágrimas longitudinais do fibular curto são comummente associadas com entorse lateral de tornozelo.

 MúsculoFibular longo - Estes músculos geralmente mostram um padrão de ativação diferente quando há instabilidade do tornozelo. Isso é muitas vezes devido a restrições que se formaram no músculo. Essas restrições, se não forem removidos, podem tornar uma pessoa mais suscetível a lesões futuras.

Ambos os músculos envolvem a eversão do pé na articulação do tarso, e a flexão plantar do pé no tornozelo.
.

Retináculo
latAnkleStructures3

Retináculo Peroneal - Durante uma entorse lateral de tornozelo, o pé rola para dentro com uma força considerável. Esta ação pode rasgar o retináculo fibular. Este retináculo é uma banda de tecido conjuntivo que mantém os tendões fibulares no lugar. Quando uma lágrima no retináculo ocorre, os pacientes vai notar uma sensação de estalido no tornozelo lateral. Tratamento conservador é de 4 a 6 semanas. No entanto, uma lágrima grave do retináculo não é um candidato para a terapia manual standard e pode requerer cirurgia corretiva.

 

Nervos
AnklePicture1

Nervo fibular superficial (2) - Este nervo está em risco de lesão de tração durante uma entorse de tornozelo em inversão.

 

Na quarto parte do entorse em inversão vamos cobrir as considerações myofasciais, bem como os benefícios da manipulação articular.

 

(COPYRIGHT CENTRO QUIROPRATICO PRINCIPE REAL 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)

Par quiroreal.over-blog.com - Communauté : Quiroprática
Ecrire un commentaire - Voir les 0 commentaires
Retour à l'accueil
 
Créer un blog gratuit sur over-blog.com - Contact - C.G.U. - Rémunération en droits d'auteur - Signaler un abus