13 juin 2011 1 13 /06 /juin /2011 13:42

 

Ankle_Sprain_3rd_Degree.jpgUm entorse de tornozelo refere-se à ruptura dos ligamentos do tornozelo e representa aproximadamente 40% das lesões atléticas. 85% dos entorses de tornozelo ocorrem no lado de fora (lado lateral) do tornozelo e são conhecidos como um entorse em inversão. Este é o tipo de lesão que a maioria dos corredores experimentam quando deslocarem os tornozelos (90% dos entorses). Entorse medial do tornozelo (na parte interna do tornozelo) ocorrem com menor frequência (10%) e são geralmente causados por fraturas ou outros eventos traumáticos.


Então, porque uma inversão de entorse é tão comum? Pode acusar a nossa anatomia torta! O osso na parte inferior externa do tornozelo ( maléolo lateral  - fíbula distal) estende-se ainda mais baixo do que o osso na parte interna do tornozelo ( maléolo medial -  tibia ). Essa diferença dá o interior (medial) do tornozelo mais estabilidade do que o exterior (lateral) do tornozelo.


A um nível sintomático, a maioria de entorses do tornozelo parecem solucionar completamente sem reabilitação. Na realidade, a entorse de tornozelo que não foram reabilitados corretamente são geralmente suscetíveis a dano adicional.


 

Anatomia de um entorse de tornozelo 


O tornozelo lateral atinge a sua estabilidade de um complexo de três ligamentos. Estes três ligamentos são:

 

Num entorse em inversão, o Ligamento Talofibular Anterior é o mais comummente lesado. Os ligamentos do tornozelo são nomeados de acordo com os ossos para os quais eles conectam. Neste caso, o LTA conecta ao osso tálus do tornozelo, bem como a um osso longo da perna - a fíbula. A função do LTA é prevenir o deslocamento anterior do tornozelo.

 

Em uma entorse de tornozelo severa, outro ligamento chamado Ligamento Calcaneo-Fibular pode também ser danificado. Este ligamento conecta o osso do calcanhar (calcâneo) com a fíbula. Este é um ligamento mais forte do que o LTA, e não está danificado tão facilmente.

 

anklesprain1O LTA e o LCF são geralmente danificados em movimentos onde o pé é ambos apontando para baixo (flexão plantar)  e rolou para fora. Instabilidade considerável no tornozelo pode ocorrer quando ambos estes ligamentos estão lesionados.

O
Ligamento Talofibular Posterior não está ferido muitas vezes, exceto quando há uma luxação completa do tornozelo. O LTP é o ligamento mais forte no complexo ligamentar lateral.

 

Outra lesão de entorse que está se tornando mais prevalecente é chamado um “ High Ankle Sprain ” ( complexo ligamentar syndesmotic). Nesta lesão, o ligamento e o tecido conjuntivo entre os ossos da canela (tíbia e fíbula) são rasgados. Esta é uma lesão grave que pode exigir cirurgia para resolver.

 


Não só ligamentos

Um entorse de tornozelo pode também resultar em danos a outras estruturas. Pode também experimentar danos ao tecido conjuntivo, tendões, músculos mais acima do tornozelo, e mesmo para os ossos (fraturas).

xr-ankle-FweberB-ap-250-label.jpg É por isso que, com um entorse de tornozelo grave, é importante consultar um médico, que pode determinar com exames complementares (raios X, ressonância magnética,...) quais estruturas foram lesadas, e em seguida fornecer recomendações de tratamento.

Na segunda parte do entorse em inversão iremos abordar: determinar a gravidade de um entorse de tornozelo e o tratamento inicial para o entorse de tornozelo.

 

 

(COPYRIGHT CENTRO QUIROPRATICO PRINCIPE REAL 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)

Partager cet article
Repost0

commentaires

H
Bilissimo material
Répondre